terça-feira, 20 de outubro de 2009

Chimpanzés Altruístas

      No artigo agora publicado na revista científica “PLoS one” (link para o artigo aqui) são apresentadas as conclusões de um estudo levado a cabo na Universidade de Quioto que colocou chimpanzés em situações em que seria necessária a inter-colaboração de cada um para atingir um objectivo distinto.

      Os cientistas fizeram duas experiências.
      Na primeira, um animal tinha acesso a uma palha e o outro a um pau. Cada um necessitava do instrumento do outro para aceder e beber o sumo de frutas que desejavam.
      Verificou-se que quando solicitados pelo companheiro, cediam o instrumento mesmo sem esperarem reciprocidade e tantas vezes quantas as solicitadas.
      Na segunda experiência colocaram os chimpanzés em situações em que não era possível haver reciprocidade, tendo um o papel de doador e o outro de receptor, exclusivamente.
      Mesmo nestas circunstâncias, o doador cedia sempre as ferramentas a pedido do outro.
      A conclusão do estudo é a evidência da ajuda altruísta entre chimpanzés, sem qualquer ganho pessoal directo ou reciprocidade imediata mas, ao contrário dos humanos, os chimpanzés só realizam os actos mediante um efectivo e claro pedido de ajuda, sem o qual nada fazem.
      O curto vídeo abaixo é um momento do estudo, ilustrando claramente as conclusões obtidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário