sábado, 31 de outubro de 2009

A imortalidade

      A imortalidade já existe no nosso planeta.
      Uma pequena medusa denominada Turritopsis Nutricula é o único animal conhecido capaz de regressar à infância depois de se ter tornado sexualmente maduro e de se ter reproduzido, num ciclo que se repete eternamente.






















      O inventor Ray Kurzweil (n.1948-) anunciou recentemente que graças à nanotecnologia (fabrico de mecanismos de dimensões super minúsculas) e de um cada vez maior conhecimento que temos dos genes, dos computadores e dos mistérios do corpo, dentro de cerca de 20 anos passaremos a uma época em que, tal como a medusa, também seremos imortais.

      Com a incrível e exponencial velocidade a que a ciência avança, a nanotecnologia será capaz de substituir muitos dos nossos órgãos vitais em poucos anos.

      Ray Kurzweil chama-lhe a “Lei do Retorno Acelerado”, na qual expõe que teremos capacidade de reprogramar o “software” pré-histórico dos nossos corpos de modo a podermos parar de envelhecer e, após, reverter o envelhecimento, rejuvenescendo, permitindo-nos a nanotecnologia viver para sempre.




















 

      Raymond Kurzweil é conhecido pelas suas invenções e obras com carácter futurista relacionadas com a saúde, inteligência artificial, tecnologia, etc. Foi pioneiro na implantação prática no dia-a-dia das suas invenções, como os pequenos aparelhos portáteis (de bolso) que os cegos podem transportar para fazerem leituras ópticas e lerem textos, por exemplo rótulos nas compras, etc., com reconhecimento de caracteres lidos em voz alta. Inventou ainda programas de reconhecimento de voz e síntese da fala, utilizados em áreas tão diversas como a medicina ou a música electrónica.

Sem comentários:

Enviar um comentário