terça-feira, 10 de novembro de 2009

Escadas Tentadoras

      Uma agência de publicidade de uma marca de automóveis criou uma campanha publicitária na qual insere uma iniciativa numa estação de metro de Estocolmo (Suécia) que pretende surpreender e incentivar os utentes do metro a usarem a escada tradicional em detrimento das escadas rolantes.

      Os degraus foram transformados em grandes teclas de piano e cada vez que as pessoas, subindo ou descendo, pisavam os degraus (agora teclas) ouvian os correspondentes sons de piano de acordo com os seus passos.
      Com esta iniciativa o uso das escadas tradicionais aumentou em 66%.
      O vídeo abaixo é elucidativo de como as pessoas são levadas a fazer aquilo que não querem, pois naturalmente preferem não fazer o esforço de subir aquelas escadas mas fazem-no, mesmo com as outras, sem esforço, ao lado, apenas pela curiosidade, pela descoberta de algo novo, pelo prazer do divertimento, pela inserção nas suas vidas da novidade distinta do normal quotidiano.
      Inconscientemente aderimos às novas experiências, ainda que exijam algum esforço, apenas pelo simples prazer que daí podemos vir a retirar.
      Tão curiosos que somos e tão fáceis de enganar!

Sem comentários:

Enviar um comentário