segunda-feira, 23 de novembro de 2009

No Quarto de Banho

      Um exemplar da primeira edição de «A Origem das Espécies», o livro com que Charles Darwin revolucionou as ciências naturais, será leiloado amanhã, data em que se comemoram 150 anos da sua saída, depois de passar vários anos despercebido numa prateleira da casa de banho de uma família de Oxford, em Inglaterra.
      A leiloeira “Christie’s”, de Londres, espera que o livro atinja as 60 000 libras (66 600 euros), um valor incomparavelmente superior ao que foi pago pela família proprietária do exemplar quando o comprou numa livraria há 40 anos.
      Os proprietários do exemplar colocaram-no numa prateleira da casa de banho para convidados e não tinham consciência da “preciosidade” que possuíam, até que um parente o identificou pela lombada, depois de visitar uma exposição sobre o famoso naturalista.
      Margaret Ford, directora do departamento de livros e manuscritos da Christie’s, assinalou num comunicado que a família está consciente, agora, da “pechincha” que conseguiu ao comprar o exemplar, hoje ainda em bom estado.
      O livro exibe o título completo da obra de Darwin – «On the origin of species by means of natural selection» («Sobre a origem das espécies através da selecção natural») – a capa verde original do editor e a lombada com enfeites dourados.

Sem comentários:

Enviar um comentário