sábado, 5 de dezembro de 2009

A Conferência de Copenhaga

      James Hansen é o cientista que alertou o Mundo, já há duas décadas, para o perigo do aquecimento global e, em entrevista (no dia 3) ao diário britânico “The Guardian” afirmou que é preferível que a Conferência de Copenhaga (que decorre de 7 e 18 de Dezembro) seja um fracasso “para o bem-estar do planeta e das gerações futuras”.
      Este especialista do Instituto Nasa Goddard para Estudos do Espaço, em Nova Iorque, avisa que qualquer acordo que possa surgir a partir daquilo que é proposto seria tão mau que se teria de começar tudo de novo, acrescentando que «se for parecido com o que está estabelecido no protocolo de Quioto [sobre o mesmo tema], então, mais vale esquecer», porque seriam necessários muitos anos para o pôr em prática.
      Na entrevista, Hansen aproveitou para criticar o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama e Al Gore, ex-candidato norte-americano que tem manifestado vários esforços para que o mundo seja alertado para a questão.
      Os quatro principais emissores de gases, Estados Unidos, Europa, China e Índia, já puseram as suas ofertas sobre a mesa.
      O cientista já fez mais do que ninguém para tentar educar políticos sobre as causas que levam ao aquecimento global e para que hajam de forma a evitar as catastróficas consequências.
      James Hansen considera que não existe nenhum político capaz de enfrentar a questão e de dizer o que realmente é preciso fazer. “Não basta dizer que vamos reduzir o aquecimento, mas sim realizar um compromisso para que tal aconteça”, disse.

Sem comentários:

Enviar um comentário