quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Til e Cedilha na Net

      A partir de hoje, já é possível aos cidadãos, empresas e organizações portuguesas e europeias registarem os nomes de páginas da Internet ".eu" com caracteres nacionais usando o til ou a cedilha, como "ã", "õ" ou "ç".
      Graças às novas regras da União Europeia adoptadas pela Comissão, tornou-se também possível utilizar nomes com caracteres gregos ou cirílicos.
      As palavras internacionalizadas são nomes de domínio da Internet que incluem outros caracteres para além dos 26 do alfabeto latino (de "a" a "z"), dos dígitos (de "0" a "9") e do hífen (-).
      Até hoje, quem registava nomes de domínio no domínio ".eu" podia utilizar apenas este conjunto limitado de caracteres, mas, a partir de agora, é possível registar nomes com uma ampla gama de caracteres diferentes, utilizados nas diversas línguas oficiais da UE.
      A Comissão decidiu assim que o domínio de topo europeu ".eu" deve aceitar caracteres de todas as línguas oficiais da UE.
      Existem, actualmente, mais de três milhões de nomes de domínio ".eu" num quadro internacional liderado pelo domínio ".com", com 82 milhões. Segundo dados da Comissão Europeia, o domínio ".pt" tem quase 12 mil já registados.


Sem comentários:

Enviar um comentário