quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

SODIS

      A desinfecção da água não potável pode ser realizada através do método SODIS (SOlar water DISinfection), isto é, através de um método simples que usa os raios solares, não tendo custos.
      O Método é muito simples: enche-se uma garrafa de água vulgar (PET Transparente), tapa-se e deixa-se ao Sol pelo período de 6 horas ou até 2 dias se o céu estiver enublado, após tal tratamento a água pode ser consumida ou armazenada para posterior consumo.
      De acordo com alguns estudos o método inactiva diversas bactérias e diversos vírus.
      Os raios UV-A interferem directamente com o metabolismo e destrói as estruturas celulares das bactérias e, em reacção com o oxigénio dissolvido na água, produz formas reactivas de oxigénio (radicais livres de oxigénio e peróxidos de hidrogénio) que, acredita-se, causem danos nos microrganismos patogénicos. Acresce ainda a radiação infravermelha que, aquecendo a água, faz com que a temperatura suba acima dos 50º C, fazendo com que o processo de desinfecção seja três vezes mais rápido.
      Alguns estudos indicam ainda que o efeito conjunto ocasionado pela temperatura, radiação e anaerobiose da água, transformando o O2 (oxigénio) em O3 (ozono), é factor de inactivação bacteriana.

Sem comentários:

Enviar um comentário