sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Glaciares da Antártida

      Um iceberg do tamanho do Luxemburgo desprendeu-se dos glaciares da Antártida.
      Segundo investigadores australianos e franceses o B9B (assim batizado), que atinge 97 quilómetros de comprimento, colidiu com o Mertz Glacier Tongue, este mês, e criou um novo iceberg de 78 quilómetros.
      Os cientistas temem que o fenómeno produza grandes alterações na circulação oceânica e ainda venha a afectar os níveis de oxigénio nos mares; já que qualquer interrupção na produção de água fria na região pode modificar as correntes e os padrões climáticos.
      Neal Young, um glaciologista da Divisão Australiana da Antárctida, disse que ambos os pedaços desprendidos se estão a afastar a 150 quilómetros da área e prevê-se que continuem pela costa, para Sul.
      Outras das preocupações são o efeito que este acontecimento possa ter na Europa, nas próximas décadas, tendo em conta que poderá significar que venham ventos mais agrestes do Atlântico Norte e outros distúrbios excecionais na biodiversidade, incluindo na grande colónia de pinguins da Antártida.
      Este é um dos maiores troços jamais deslocados, segundo o registo dos últimos anos. O glaciologista francês Benoit Legresy sublinhou que o glaciar já estava a soltar-se, “como um dente quase a cair”, ou seja, “era uma questão de tempo”.

Sem comentários:

Enviar um comentário