sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Hubble deteta colisão

      O Telescópio Hubble detetou um misterioso rastro de detritos cósmicos que sugerem uma colisão frontal de um asteróide com outro corpo.

      Mesmo acreditando que todos os asteróides são produto de choques deste tipo, até agora nunca se tinha captado os restos de um deles, informou a NASA em comunicado.
      O impacto dos asteróides ocorreu a uma velocidade de quase 20 mil quilómetros por hora. O asteróide, similar a um cometa, foi identificado como P/2010 A2 e descoberto no passado dia 6 de Janeiro. As últimas imagens, transmitidas pelo Hubble a semana passada, mostram o que a NASA qualificou como um complicado padrão de estruturas filamentosas próximas do núcleo.
      David Jewitt, astrobiólogo, disse que “se esta interpretação é correcta, é possível que tenham chocado dois pequenos asteróides, até agora desconhecidos, que criaram um rasto de escombros”.
      No momento em que foi detetado pelo telescópio, o asteróide encontrava-se a 280 milhões de quilómetros do Sol e a 150 milhões de quilómetros da Terra.
      Um fragmento de um fenómeno similar pode ter atingido a Terra há 65 milhões de anos, levando à extinção em massa de dinossauros.

Sem comentários:

Enviar um comentário