quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A Origem da Lua

      Uma nova teoria sobre a origem da Lua foi proposta por dois cientistas holandeses. No estudo agora publicado, Rob Meijer, da Universidade Western Cape, e Wim van Westrenen, da Universidade VU de Amesterdão, defendem que a Lua nasceu de uma explosão nuclear natural.

      Esta explicação contradiz a teoria aceite por muitos cientistas de que a Lua é um pedaço de Terra que se separou desta devido a uma grande colisão com um asteróide ou outro corpo espacial. O problema com esta hipótese é que várias simulações calculam que, se assim fosse, a Lua deveria ser composta de 80 por cento do objecto do impacto e 20 por cento de elementos da Terra. Na verdade, os elementos encontrados até agora nas rochas da Lua são praticamente idênticos aos da Terra.
      A teoria alternativa sustenta-se noutra mais antiga, denominada de cisão, que indica que a Terra e a Lua se formaram a partir de uma massa de rocha fundida que girava com extraordinária rapidez. Essa rapidez fazia com que a força da gravidade fosse superior às forças centrífugas. Qualquer impacto faria com que fosse expelida uma pequena porção de rocha fundida. Essa rocha teria dado lugar à Lua.
      Análises futuras à superfície da Lua podem fornecer elementos necessários para confirmar esta teoria. De referir que nos anos 70 cientistas descobriram reactores de cissão nuclear naturais no depósito de urânio em Oklo, no Gabão, que terá estado em actividade há 2000 milhões de anos.
      Artigo integral em pdf na seguinte ligação:
      http://arxiv.org/ftp/arxiv/papers/1001/1001.4243.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário