quarta-feira, 10 de março de 2010

Cataratas de Sangue

      Existem na Antárctica umas cataratas de gelo conhecidas como sendo as Cataratas de Sangue (Blood Falls), por emanar água salgada tingida de vermelho que parece sangue.

      Nestas cataratas, a Universidade de Harvard e a Nasa (EUA), levaram a cabo um estudo, ora publicado na revista “Science”, onde referem que nesse local existirão microrganismos cuja vida terá começado fora do nosso planeta e que estão bastante adaptados a ambientes inóspitos e com pouco oxigénio.
      Os investigadores determinaram que compostos férricos podem contribuir para colorir a água de vermelho, embora não se consiga determinar a sua procedência.
      Os investigadores indicaram ainda ter encontrado microrganismos vários, designadamente, uma estranha bactéria num poço de água extremamente salgada. O microrganismo esteve no meio do gelo durante mais de 1,5 milhões de anos, sem acesso à luz ou ao oxigénio.
      Durante milhares de anos, os microrganismos estiveram encarcerados sem nutrientes ou qualquer contacto com o mundo exterior.
      Os investigadores chegaram à conclusão que os microrganismos conseguiram sobreviver por a água ser rica em ião sulfato (SO42-), constituindo uma fonte de energia para muitas bactérias.
      Pelo menos 17 tipos de micróbios diferentes foram encontrados, vivendo sem oxigénio nem luz solar; o que contraria o resto dos seres vivos existentes no nosso planeta.
      Alguns cientistas mais ousados, que especulam sobre a origem da colónia de bactérias, alegam que esta pode ter vindo de um meteorito, como o ALH 84001 (Allan Hills 84001), o que remete para a possibilidade de existir vida fora do nosso planeta. Contudo, ainda não existe nenhuma prova concreta sobre a sua proveniência, mas a descoberta obriga a comunidade científica a redefinir quais são as condições necessárias para que a vida floresça e se desenvolva.
      Refira-se que há outros lugares no nosso Sistema Solar que albergam condições semelhantes às das Cataratas de Sangue, como Marte ou uma das luas de Júpiter.

Sem comentários:

Enviar um comentário