segunda-feira, 29 de março de 2010

Missão a Marte na Terra

      Uma tripulação de seis pessoas, incluindo dois cidadãos europeus, começará em breve uma missão simulada a Marte, em instalações que incluem uma nave interplanetária, um módulo marciano e até a paisagem do planeta vermelho.

      A experiência denominada “Mars500”, simula uma verdadeira viagem a Marte e é o derradeiro teste de resistência humana.
      O objectivo da experiência é simular uma missão completa de ida e volta, com o maior rigor possível. Será o primeiro projeto deste género, sendo conduzido a partir de instalações especiais em Moscovo, no próximo Verão.
      Serão 250 dias para a viagem, 30 dias na superfície e 240 dias para o regresso, num total de 520 dias.
      Pretende-se ter a certeza que os astronautas estarão tão preparados quanto possível, a nível físico e mental, para missões de longa duração, desenvolvendo formas de combater os efeitos negativos do enclausuramento durante 520 dias.


      Durante a experiência a tripulação ficará hermeticamente isolada num espaço confinado com consumos limitados e comunicações exclusivamente via Internet, interrompida ocasionalmente e com um atraso de 20 minutos, tal como numa missão real, devido à distância entre a nave e a Terra.
      A equipa será ainda monitorizada e os seus parâmetros psicológicos, médicos e físicos serão medidos e gravados. Durante as operações, após 250 dias, a tripulação será dividida ao meio, três irão para o simulador da superfície marciana e os outros três permanecerão na ‘nave’.
      Terão toda a comida necessária desde o início, pelo que terão de controlar o consumo dos alimentos. A dieta e as tarefas executadas (manutenção, experiências científicas e exercício físico) serão comparáveis às dos astronautas da ISS, mas por um período mais longo. Serão sete dias de trabalho, seguidos de dois dias de folga, excepto quando forem simuladas situações de emergência. Segundo a ESA, “esta missão pode não trazer a mesma emoção que um verdadeiro voo espacial, mas será igualmente dura”.

Sem comentários:

Enviar um comentário