sexta-feira, 26 de março de 2010

Neptuno Engoliu Planeta

      Um grupo de investigadores da Universidade Pública do Arizona (EUA), concluiu que Neptuno devorou um planeta duas vezes maior que a Terra.

      Urano e Neptuno não deveriam ser como são se se tivessem formado segundo as mesmas regras que o resto dos planetas do Sistema Solar. Se fossem provenientes da mesma nuvem de poeira que deu origem ao resto dos nossos mundos vizinhos, não teriam, tão longe do sol, material suficiente para serem tão grandes, sendo este um enigma que há décadas tem intrigado muitos astrónomos por todo o mundo.
      Assim, surgiram muitas questões: E se estes planetas não se formaram na posição que conhecemos hoje? E se eles nasceram muito mais próximos do Sol e de seguida migraram para os seus destinos actuais, alterando as suas posições e as órbitas dos outros planetas? Ou até mesmo devorando-os e roubando as luas alheias pelo caminho?
      A estas questões concluíram os investigadores que a hipótese de absorção de planetas justifica ainda o misterioso calor que irradia de Neptuno, bem como a estranha órbita do satélite Tritão, que se move exactamente na direcção contrária do próprio Neptuno, o que sugere que não se formou na mesma altura que o planeta mas que foi capturado por ele, sugerindo-se que Tritão estava associado a outro planeta e este teria que ter, pelo menos, o dobro do tamanho da Terra.

Sem comentários:

Enviar um comentário