quinta-feira, 4 de março de 2010

Novo Adesivo

      Um novo mecanismo adesivo foi desenvolvido por uma equipa de investigadores da Universidade de Cornell (EUA) que funciona com a tensão superficial da água e poderá permitir que pessoas subam, literalmente, pelas paredes.

      A experiência está relatada de forma detalhada na última edição da “Proceedings of the National Academy of Sciences”.
      Os investigadores a cargo do estudo inspiraram-se num besouro da Flórida. O insecto consegue segurar-se em folhas com 100 vezes mais força que o seu próprio peso, mas ao mesmo tempo solta-se com muita facilidade.
      Os investigadores pretendem desenvolver luvas e sapatos que adiram em paredes ou novos Post-its que suportem mais carga, como por exemplo, um par de chaves.
      O novo dispositivo é composto por uma placa repleta de pequenos buracos, sobre um reservatório de água, fechado por uma outra placa porosa. Quando um campo elétrico (gerado por uma pilha de nove volts) é aplicada no dispositivo, a água penetra através da placa e a tensão da superfície das gotículas criam uma espécie de força, tal como quando dois vidros de colam quando estão molhados.
      Para interromper a aderência basta inverter o campo elétrico e a água é restabelecida no reservatório.
      A estimativa é a de que um aparelho adesivo destes possa suportar, por cada centímetro quadrado, mais de 1 Kg, isto é, um aparelho adesivo deste tipo do tamanho de um vulgar post-it dos pequenos (5 x 3,5 cm) que usamos habitualmente poderá suportar quase 20 Kg.

Sem comentários:

Enviar um comentário