segunda-feira, 8 de março de 2010

Um Exabyte

      Um Exabyte é um milhão de Gigabytes e é esta a capacidade de armazenamento num novo material descoberto por um grupo de investigadores da Universidade de Florida (EUA), ultrapassando entre mil a um milhão de vezes mais dados que as actuais memórias actualmente disponíveis (USB, discos externos, etc.)

      Este novo material permitirá que em breve falemos em Exabytes em vez de Gigas.
      O trabalho está a ser realizado em cristais exóticos capazes de armazenar quantidades incalculáveis de dados. O cristal em questão tem a designação de ammonium dihydrogen phosphate ou ADP.
      Os investigadores referem que estes cristais funcionam de uma determinada maneira no âmbito químico mas tendo uma certa estrutura nanométrica que lhes permite guardar dados.
      Geralmente, os chips são fabricados de forma a dispor camadas de material que se possam interpretar como valores armazenados, mas estes cristais fazem-no de forma natural graças às suas estranhas estruturas atómicas.
      Naresh S. Dalal, investigador bioquímico, explicou que “são materiais multiferroicos [capazes de mesclar electricidade e magnetismo], ou seja, ferromagnéticos e ferroeléctricos, dependendo da temperatura a que são submetidos”.
      Esclareceu ainda que "Há pelo menos 70 anos que este cristal mistério tem deixado os cientistas perplexos”.
      Actualmente um vulgar cartão de memória SD armazena 1 a 2 Gigabyte, com este novo cristal um dispositivo do mesmo tamanho pode albergar até um Exabyte.
      Há, no entanto, um aspecto que não permite ainda a disponibilização de dispositivos com estes cristais, é o facto destes cristais disporem desta capacidade de armazenamento mas à temperatura de 150 graus negativos. Os investigadores averiguam a possibilidade de alteração para a temperatura ambiente ou a existência de outros cristais semelhantes sem este inconveniente.

Sem comentários:

Enviar um comentário