sexta-feira, 9 de abril de 2010

Atividade em Vénus

      A missão espacial europeia Vénus Express revelou que o planeta Vénus está geologicamente ativo, tendo identificado correntes de lava relativamente recentes, pela forma como emitem radiação infravermelha, anunciou a Agência Espacial Europeia (ESA).
      Desde há muito que os investigadores consideram que existem poucas crateras vulcânicas na superfície de Vénus e admitem a hipótese de tal se dever à existência de atividade vulcânica.
      Sue Smrekar, cientista do projecto ESA Vénus Express e a sua equipa identificaram três regiões do planeta que se assemelham ao Havai, bem conhecido pela sua atividade vulcânica, e demonstraram que estas regiões de Vénus têm uma intensidade de emissão mais elevada do que as regiões em torno, o que indica composições diferentes.
      Na Terra, a lava reage rapidamente com o oxigénio e outros elementos da atmosfera, alterando a sua composição. Em Vénus, o processo aparenta ser similar, mas mais intenso devido à atmosfera mais quente e densa do planeta, essencialmente constituída por dióxido de carbono.
      Os investigadores consideram que as diferentes composições das correntes de lava encontradas é uma evidência de pouca erosão da superfície, o que indica que são de constituição recente, com não mais de 2,5 milhões de anos, ou muito menos e ainda eventualmente ativas.
      Sue Smrekar acrescentou que "Há alguns modelos intrigantes da forma como Vénus se pode cobrir, num curto período, com quilómetros de lava, mas isto exige que o seu interior se comporte de uma forma diferente do da Terra. Se o vulcanismo é mais gradual, isto implica que o interior do planeta pode ser mais parecido com o da Terra, sem o movimento das placas tectónicas".

Sem comentários:

Enviar um comentário