segunda-feira, 5 de abril de 2010

Conduzir com os Olhos

      O investigador português Luís Figueiredo acaba de desenvolver uma aplicação capaz de conduzir uma cadeira de rodas eléctrica através do olhar.

      Luís é professor no Instituto Politécnico da Guarda e desenvolveu esta aplicação no âmbito do projecto “Magic Key” que tem permitido desenvolver diversas aplicações informáticas para pessoas deficientes.
      Luís batizou o sistema com a designação de “Magic Wheelchair”. O sistema recorre a uma câmara de alta definição e uma aplicação informática que determina a direcção do olhar do utilizador.
      Explicou que "se [o utilizador] olhar para a direita, ela vira para a direita. Se olhar para a frente, anda para a frente. Se fechar os olhos ela não anda e se baixar os olhos para baixo, a cadeira anda para trás".
      O dispositivo destina-se "a pessoas que estejam completamente imóveis e não possam usar nenhum dispositivo tradicional ('joystick' ou impulsos na cabeça) e tenham apenas a capacidade de movimentar os olhos".
      Pedro Monteiro, presidente da Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica, cuja doença o impede de utilizar qualquer movimento voluntário do seu corpo, sendo a única excepção a capacidade de movimentar os seus olhos, testou o dispositivo tendo assegurado que “os resultados foram muito bons”.
      Este professor já venceu em 2006 e em 2008 o prémio engenheiro Jaime Filipe, atribuído pelo Instituto da Segurança Social, com as aplicações informáticas "Magic Eye" (controlo do rato do computador apenas com os olhos) e "Magic Key" (controlo completo do computador movendo o cursor do rato através de movimentos laterais e subtis da cabeça e a tecla do rato pelo movimento de piscar de olho).

Sem comentários:

Enviar um comentário