sexta-feira, 11 de junho de 2010

Ciência Polar

      Decorre até amanhã, em Oslo, o maior encontro sobre ciência polar: “The International Polar Year (IPY) Oslo Science Conference”.

      Esta conferência, tem como objetivo celebrar e dar a conhecer os primeiros resultados do “Ano Polar Internacional 2007-2008” (AIP), enfatizando ainda os novos conhecimentos sobre as ligações entre alterações climáticas nas regiões polares e os sistemas climáticos globais.
      De entre o grande número de conferencistas de renome internacional, é de destacar a presença dos portugueses Gonçalo Vieira, do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa, e José Xavier, do Instituto de Investigação Marinha, que, hoje mesmo, fazem uma apresentação sobre a utilização dos media durante o AIP num país não polar.
      Ao longo do AIP foram realizadas várias investigações internacionais, sendo que a Conferência de Oslo é a primeira oportunidade, após a conclusão das atividades de campo, para a interação direta entre os 160 projetos desenvolvidos.
      São mais de 60 países, com mais de 2600 cientistas a apresentar os seus estudos nesta conferência que tem um programa que prevê mais de mil apresentações orais ao longo de 40 sessões.
      O AIP (Ano Internacional Polar) consistiu numa intensa campanha de investigação científica no Ártico e na Antártida patrocinada pelo Conselho Internacional para a Ciência (ICSU) e pela Organização Meteorológica Mundial (OMM).
      Ao longo de dois anos (2007 e 2008), investigadores observaram novos fenómenos, fizeram grandes descobertas científicas e desenvolveram novos métodos e ferramentas, sendo que o que se destaca é a nova compreensão do papel das regiões polares em todo o sistema terrestre.

Sem comentários:

Enviar um comentário