quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O Fim da Pandemia

      A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou ontem formalmente o fim da pandemia da Gripe H1N1, Gripe A ou Gripe Suína, como foi conhecida.

      Esta gripe com aspeto pandémico teve início no ano passado (2009), em Abril, registando-se casos pelo mundo fora, após os primeiros detetados no México em meados do mês de março de 2009.
      A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou em 25 de Abril de 2009 que a epidemia era um caso de "emergência na saúde pública internacional", significando que os países em todo o mundo deveriam acentuar a vigilância em relação à propagação do vírus. Pouco depois, a 11 de junho, o nível de alerta subiu ao máximo (nível 6) e é decretada a pandemia, uma vez que a gripe existe em mais de 75 países e em vários continentes.
      Ontem, a diretora-geral do organismo da Organização Mundial da Saúde, Margaret Chan, anunciou o fim da pandemia, dizendo que "O Mundo já não está na fase seis de alerta pandémico. Passamos para a fase pós-pandémica", observando que a pandemia de gripe A (H1N1) poderia ter sido muito pior.
      Segundo as últimas estatísticas da OMS, o vírus causou a morte a mais de 18 mil pessoas desde o seu aparecimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário