terça-feira, 21 de setembro de 2010

O Fenómeno "Facebook"

      Uma adolescente britânica acaba de cancelar a sua festa de aniversário depois de ter publicado no “Facebook” um convite para a festa, que se tornou público e ter obtido a confirmação de presença na festa de 21.000 pessoas, quando ela só contava com cerca de 15 pessoas.

      Esta adolescente (Rebecca Javeleau), de Harpenden, no norte de Londres, veio a alertar a polícia temendo que uma multidão lhe invadisse o apartamento onde tinha planeado fazer uma festa.
      De acordo com a BBC, Rebecca colocou a sua morada e número de telefone no “post” do Facebook.
      Apesar do cancelamento da festa e remoção do convite, outros utilizadores criaram novos grupos para divulgar a festa, falsos perfis da adolescente e até colocaram fotos de Rebecca.
      A polícia organizou patrulhas na rua da jovem para evitar tumultos.
      A mãe da adolescente queixou-se do “Facebook” por não prever a distinção nítida se o evento é só para ser conhecido pelos amigos ou se é público. Um porta-voz do “Facebook” garantiu que as configurações dos «eventos» estão num local diferente das configurações de privacidade dos usuários, e que fica «claro» que eventos divulgados podem ser vistos por todos os utilizadores do “Facebook”.
      A adolescente teve também de trocar de número de telemóvel e foi castigada pela mãe, que lhe cortou o acesso à internet.
      Em Fevereiro passado, um erro semelhante cometido por outra adolescente britânica resultou na invasão da sua casa, no condado de Merseyside, no Oeste de Inglaterra.

Sem comentários:

Enviar um comentário