quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A Pudica Rede Social

      A rede social “Facebook” acaba de proibir um anúncio do Departamento de Saúde Pública de Toronto (Canadá), anúncio inserido numa campanha de sensibilização para a prevenção do cancro nos testículos.

      O “Facebook” considerou a imagem do anúncio (a que abaixo se coloca) “imprópria”, acrescentando que também continha uma linguagem “inaceitável”, designadamente, a mensagem que dava título ao anúncio e à imagem: “Check Your Package”, isto é, algo como: “Verifica o teu pacote”.
      O anúncio refere ainda que os homens entre os 15 e os 35 anos encontram-se no grupo de risco, advertindo que 95% dos casos podem ser curados quando são diagnosticados no início, sendo por isso o auto-exame da zona pélvica muito importante.
      Mary Margaret Crapper, relações públicas do departamento de saúde disse que esperava obter, pelo menos, meio milhão de contactos com esta publicidade de sensibilização, afirmando que “a política do “Facebook” é uma barreira a uma efectiva educação para a saúde”.
      O cancro testicular aparece sem qualquer queixa ou dor, sem sinais especiais, sendo por isso necessário um rastreio regular, porque só o detetamos se o procurarmos.
      Este tipo de cancro é mais vulgar em indivíduos de raça caucasiana, nos homens cujo testículo não desceu para a bolsa do escroto, em casos de cancro testicular anterior ou de antecedentes familiares.
      Embora a fase de risco seja em indivíduos com menos de 40 anos, pode obviamente surgir depois e já se encontra identificada uma segunda fase de risco entre os 65 e os 70 anos.
      Sendo precocemente detetado, este tipo de tumor pode ser totalmente curável, caso contrário existe a possibilidade de se espalhar para os nódulos linfáticos e pulmões. Neste contexto, o diagnóstico precoce é decisivo e basta um simples exame realizado pelo próprio homem para detetar antecipadamente os sinais de alarme.
      O exame consiste tão-só na palpação dos testículos. Devido ao relaxamento que a água quente proporciona, esta palpação deve ser feita, pelo menos uma vez por mês e, preferencialmente, durante ou após o banho, facilitando assim a deteção de possíveis endurecimentos.
      Deverá ser examinado um testículo de cada vez, para que o outro sirva de termo de comparação. Deve-se envolver o escroto com as mãos, de modo a deixar o polegar e alguns dedos livres para conseguir tocar nas várias zonas dos testículos, de seguida, examina-se o conteúdo escrotal a fim de se tentar detetar algum alto ou inchaço.
      Caso seja detetado algum nódulo ou alteração no tamanho, forma ou consistência no escroto ou nos testículos, é necessário recorrer-se de imediato a ajuda médica.
      Geralmente, os homens que têm padecido desta doença só sentiram o nódulo quando este já tinha cerca de 1 cm de diâmetro.
      Há urologistas que afirmam que é um bom sinal se o endurecimento detetado doer, pois provavelmente poderá ser apenas um processo inflamatório.
      Para além das alterações referidas, de tamanho, forma, consistência, ou deteção de caroços ou saliências, pode identificar-se uma certa sensação de peso no testículo e, numa fase avançada, o tumor pode provocar uma dor persistente na parte inferior do abdómen e/ou costas, na virilha e/ou no escroto.

Sem comentários:

Enviar um comentário