sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Descoberta Língua Viva Desconhecida

      Investigadores do projeto «Enduring Voices» (da National Geographic e do Living Tongues Institute for Endangered Languages) anunciaram a descoberta de uma língua até agora não classificada.

      Esta língua chama-se “Koro”, é falada na Índia e pertence à família de línguas tibeto-birmanesas, que engloba outras 400.
      Apesar de 150 línguas desta família serem faladas na Índia, a equipa de investigadores foi incapaz de identificar qualquer uma que fosse estreitamente relacionada com esta.
      A descoberta foi feita durante a expedição ao estado indiano Arunachal Pradesh (no extremo nordeste do país), considerado um “hot spot” linguístico; um dos locais mais ricos em diversidade de línguas, muitas delas apenas faladas.
      O linguista Gregory Anderson, um dos responsáveis pelo projeto, explica que esta língua, falada por 800 a 1200 pessoas, nunca foi documentada nem gravada.
      Os linguistas chegaram ao conhecimento desta língua enquanto estudavam outras duas, “Aka” e “Miji”, que são faladas num pequeno distrito, não esperando encontrar mais uma língua além destas. Decidiram, então, viajar pelas aldeias onde se fala “Koro”, onde as pessoas vivem da criação de porcos e cultivo de arroz e cevada, e gravar o que conseguissem da sua cultura oral.
      Os falantes de Koro pertencem a uma sub-tribo dos Aka. Mas as línguas diferem substancialmente; os sons são completamente diferentes bem como a forma de se combinarem para formar palavras. As frases têm também uma construção diferente. As duas línguas partilham apenas nove por cento do vocabulário.
      Mais informações sobre o projecto «Enduring Voices» podem ser encontradas na seguinte ligação: http://travel.nationalgeographic.com/travel/enduring-voices/

Sem comentários:

Enviar um comentário