segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Ultrapassados 105 dias de Isolamento

      A tripulação da Mars500 acaba de ultrapassar os 100 dias de isolamento na simulação fechada na qual se simula o percurso interplanetário de uma viagem a Marte.

      Na experiência anterior, realizada em 2009, a tripulação manteve-se isolada durante 105 dias, portanto, ultrapassada esta fronteira, tudo agora é novo para esta tripulação encerrada.
      As seis pessoas da Mars500, fechadas em segurança nas instalações, em Moscovo, têm estado a viajar virtualmente em direcção a Marte desde o dia 14 de junho, quando a missão deixou a órbita da Terra. O lançamento foi a 3 do mesmo mês, quando a porta da nave foi fechada. Desde então, a tripulação tem seguido a agenda, reproduzindo com a precisão possível uma potencial missão ao planeta vizinho, o que inclui atrasos nas comunicações e uma rotina diária semelhante à viagem espacial real.
      Neste momento, o atraso nas comunicações – que representa a distância da nave à Terra – é de dois minutos em cada direcção, tornando impossíveis as comunicações diretas. À medida que a simulação avança o atraso atinge os 20 minutos. A próxima etapa ficará marcada pela aterragem em Marte, planeada para 10 de Fevereiro de 2011.
      Ao todo, esta experiência irá durar 520 dias, com o regresso à Terra previsto para o início de Novembro de 2011.
      Na sala de controle das instalações, Romain Charles, um dos elementos da tripulação da Agência Espacial Europeia (ESA), disse que “É difícil pensar que daqui a um ano ainda estaremos aqui nestes módulos. Vivemos o dia-a-dia, tentando tirar o melhor partido disso. O que tem funcionado nestes primeiros 105 dias, e resultará para os mais de 400 que faltam”.

Sem comentários:

Enviar um comentário