sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Kryptos

      Na porta da sede da C.I.A. (Langley, Virgínia, E.U.A.) está uma escultura, denominada “Kryptos” que contém uma mensagem encriptada (Kryptos significa “escondido” em grego), mensagem esta que tem sido objecto de obsessão da comunidade de criptógrafos.

      Desde a sua criação (1990) que se tecem diversas hipóteses, no entanto, permanece indecifrável a mensagem.
      Devido à dificuldade na descoberta da mensagem, o criador da escultura, Jim Sanborn, acaba de dar uma pista para ajudar os criptógrafos que tentam quebrar o código e revelou que seis das 97 letras que constam da secção final formam a palavra “Berlim”.
      A escultura contém 5 códigos, tendo sido descobertos os três primeiros oito anos após a colocação da escultura. O autor da obra diz que os dois últimos são de facto os mais difíceis de descobrir e, por tal motivo, aliado ao facto de cada vez haver mais pessoas que o contactam afirmando ter descoberto o código, resolveu agora dar uma pista, pista esta que revolucionou as pesquisas, direccionando-as.
      Apesar de ter reconhecido que o código não é fácil, o autor da escultura afirma também encontrar-se surpreendido por ainda ninguém o ter descoberto. Explica ainda que para descobrir mensagens encriptadas é necessário ter conhecimentos de matemática e também na área da linguística.
      O autor da escultura afirma ainda que está preparado para o facto da mensagem final da escultura não ser conhecida durante a sua vida e que, continuando o mistério, revelará mais pistas mas só a cada 10 anos e, se entretanto falecer, conta já com dois amigos mais novos que sabem como chegar à solução.

Sem comentários:

Enviar um comentário