terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Cabeças e Mãos

      Acaba de ser anunciada uma importante apreensão no Gabão, de cabeças e mãos de chimpanzés. Esta apreensão é considerada uma das maiores já feita relativamente a partes de animais selvagens do comércio ilegal da África Central, de acordo com a WWF (World Wildlife Fund).

      As autoridades de Gabão prenderam 5 indivíduos relacionados com a posse das 12 cabeças e das 30 mãos de chimpanzés, bem como de um gorila.
      Os animais selvagens da fauna africana são frequentemente caçados por causa da procura no mercado ilegal de carne e de peles ou do seu uso como amuletos de boa sorte, em “juju” (magia negra) e na medicina tradicional.
      No entanto, para além do comércio ilegal destinado às crendices (estas tão estúpidas como qualquer religião do mundo), o certo é que nas áreas rurais da África central, a carne dos animais selvagens é uma importante fonte de proteína na dieta da população.
      As florestas tropicais do Gabão são abundantes em espécies como gorilas e elefantes. Um décimo do território do país é formado por parques nacionais de conservação.
      Na apreensão foram ainda encontradas 12 peles de leopardo, parte da pele de um leão, peles de cobra e cinco caudas de elefante.
      David Greer, o representante da WWF em África afirmou que «A coleção de espécies protegidas que foram confiscadas nesta operação é muito perturbadora, que eu saiba, não houve uma apreensão de partes do corpo dessa magnitude na África Central nos últimos 10 anos.»

Sem comentários:

Enviar um comentário