segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Contrafação

      Recente relatório britânico concluiu que comprar artigos de design de contrafação (falsos/imitações) traz benefícios para os consumidores e também para as empresas cujas marcas estão a ser usurpadas.

      Sempre se acreditou que a compra destes produtos prejudicava, por um lado o consumidor, porque não beneficiava da qualidade e garantia do produto original, embora beneficiasse de um reduzido preço, estando ciente da falsificação, mas por outro lado acreditava-se que o grande prejuízo era da marca-fabricante do produto original. Afinal poderá não ser bem assim.
      O estudo, da coautoria de um conselheiro do Ministério do Interior britânico, afirma que os consumidores são beneficiados pelo mercado ao comprarem, por exemplo, roupas de marca da moda a baixo preço. Rejeitando as queixas das empresas de marca, afirmando que os prejuízos para a indústria resultantes da contrafação são muito exagerados, porque a maior parte dos que compram produtos falsos nunca compraria o artigo original e revelando que os artigos usurpados, de facto, promovem as marcas.
      O relatório acrescenta que a polícia não devia perder tempo atrás dos contrabandistas falsificadores.
      O professor David Wall, coautor do relatório e conselheiro governamental em matéria penal, afirma que o custo real da contrafação para a indústria poderá ser um quinto dos valores que dizem ser ou, como diz: "Talvez até menos". "Está igualmente provado que ajuda a promover as marcas, ao acelerar o ciclo da moda e ao despertar o interesse pelas mesmas." E acrescenta: "Devíamos centrar a nossa atenção na contrafação de medicamentos, de peças de má qualidade para aviões e de outros artigos que realmente causam danos públicos. Numa época em que não existem mais recursos públicos para a polícia, a quem se pede que faça mais, a aplicação da lei devia focar outros assuntos".
      A polícia e as principais marcas rejeitaram os resultados deste estudo. Um porta-voz da Louis Vuitton afirmou: "A venda de contrafação é um delito grave cuja receita financia organizações criminosas à custa de consumidores, empresas e governos". Um representante da Burberry acrescentou: "A contrafação é levada muito a sério. Nos casos provados, a Burberry pede sempre a pena máxima". A Associação dos Chefes das Polícias afirmou que a falsificação de artigos de moda "não é um crime sem vítimas". "Empresas, indivíduos e erário público, todos sofrem por causa destas atividades", disse um porta-voz.

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