segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Peixes Mimos

      Na maior parte dos rios na América do Sul é comum encontrar grupos de pequenos peixes que, à primeira vista, parecem iguais, mas, apesar de muito parecidos, não pertencem à mesma espécie, de acordo com recente estudo publicado na última edição da revista “Nature”.

      A pesquisa, feita por cientistas do Brasil e do Reino Unido e revelou que as comunidades de peixes, ainda que possuam exemplares com padrões e cores praticamente idênticas, podem conter três ou mais espécies diferentes.
      O estudo observou que as espécies adotam o chamado mimetismo Mülleriano, no qual os exemplares são tanto modelos como mímicos, adotando padrões e cores semelhantes para o benefício de todos, como na defesa contra predadores.
      A convivência entre as espécies é notável. “Embora aparentemente idênticos em termos de padrão de cores, nossa análise aprofundada das relações genéticas, da dieta, da forma corporal e de outros padrões revelou que 92% das comunidades analisadas continha espécies que não competiam entre elas por alimentos”, disse Markos Alexandrou, da Universidade Bangor, no Reino Unido, um dos autores do estudo.

Sem comentários:

Enviar um comentário