sexta-feira, 18 de março de 2011

A Maior Lua Cheia

      O Mundo vai poder ver amanhã (19 de março) a maior lua cheia das últimas duas décadas.
      Amanhã é véspera de equinócio e a Lua vai parecer invulgarmente maior, porque vai ficar tão próxima da Terra como já não acontecia há 18 anos.
      O fenómeno de aproximação da Lua à Terra é designado perigeu (oposto ao apogeu, quando está mais afastada), explica-se por a órbita deste satélite não ser circular, mas elíptica, e a forma da elipse, a excentricidade da elipse, ir variando periodicamente, às vezes é mais alongada, outras mais curta.
      Neste perigeu a Lua estará a cerca de 356 mil quilómetros da Terra, enquanto que em média está à volta dos 360 mil quilómetros de distância. A Lua estará mais próxima da Terra cerca de quatro mil quilómetros, sendo 12% maior, à vista humana.
      Mas os fenómenos astronómicos do próximo fim-de-semana não se ficam por aqui: no domingo há o equinócio da primavera, dia que marca a mudança da estação e em que o dia e a noite têm exactamente a mesma duração.
      Quanto à influência que a aproximação da Lua pode ter sobre a Terra, designadamente desencadear catástrofes naturais, como se tem especulado ao longo dos anos, os cientistas afastam completamente essa hipótese. A Lua apenas exerce influência sobre as marés, prevendo-se apenas uma ligeira maior amplitude das marés. Por exemplo, no porto de Lisboa o Instituto Hidrográfico prevê para a altura da preia-mar 4,27 metros e baixa-mar de 0,20 metros, enquanto na lua cheia precedente as alturas foram de 4,21 e 0,12 metros. Apenas isso e nada de sismos, já que o comportamento da Terra depende do movimento das placas tectónicas, que por sua vez depende do movimento do magma no interior da Terra. São fenómenos muito lentos e independentes do movimento da Lua em torno da Terra.

Sem comentários:

Enviar um comentário