terça-feira, 10 de maio de 2011

Ex-Militares Nazis em Documentário

      Na semana passada foi emitido um documentário no canal holandês NCRV, um dos principais canais da televisão pública holandesa, denominado “Os Soldados Negros” (Zwarte Soldaten).
      Neste documentário constam os testemunhos de ex-oficiais nazis holandeses que afirmam não ter qualquer arrependimento relativamente ao seu passado militar nazi.
      O documentário expõe seis testemunhos de seis ex-oficiais que desempenharam funções no segmento holandês das forças de segurança nazis, o NSB. Todos os declarantes têm idade avançada, tendo o mais novo 85 anos de idade, e quiseram deixar o seu depoimento para o futuro. Um dos entrevistados, entretanto já falecido, Klaas Overmars, confessou que «aqueles uniformes tinham um poder de atração enorme, irresistível» e, em relação a Adolf Hitler, o ex-oficial afirma que «logrou fazer uma boa limpeza [em relação aos judeus]» quando aborda a temática dos campos de concentração e a «solução final» idealizada pelo ditador nazi.
      Outro antigo militar nazi, kris Sol, afirma: «Não sinto nenhum remorso, Hitler fez o correto para manter a pureza da raça».
      Perante as declarações recolhidas a reação do director do documentário, Joost Seelen, começou por referir que os ex-oficiais «não tinham nada a perder» ao prestarem declarações, pois «aperceberam-se que seria a última oportunidade para contar a versão deles e a sua opinião e afirma: «Surpreendeu-me o facto de terem falado de forma tão dura e direta, insensíveis perante o que estavam a explicar».
      A transmissão do documentário esteve inserida nas comemorações que decorreram na Holanda em memória das vítimas holandesas da Segunda Guerra Mundial.
      Abaixo podes ver um vídeo com breve extrato do documentário.
      Mais info em: http://www.zwartesoldaten.nl/

Sem comentários:

Enviar um comentário