Todas as crianças a partir dos 6 anos terão aulas obrigatórias de xadrez nas escolas, pois o governo da Arménia acredita que estas aulas vão estimular o desenvolvimento intelectual das crianças.
Esta obrigatoriedade vai obrigar o governo arménio a investir mais de 1 milhão de euros para ensinar a modalidade a todas as crianças.
Afirmam que esta medida vai ser colocada em prática porque existem vários estudos que comprovam que o xadrez desenvolve a inteligência e o raciocínio e que os estudantes que praticam a modalidade têm melhores notas na escola.
Um dos estudos referidos é um que durante dois anos foi realizado nos Estados Unidos pelo mestre Stuart Marguilies, em crianças do ensino básico, e que veio demonstrar que a aprendizagem do xadrez melhorou os resultados dos exames das crianças, além de ter melhorado ainda o desempenho na leitura.
A Arménia tem também uma relação muito especial com a prática do xadrez, que se encontra muito difundida e que é tão seguida como noutros países o é, por exemplo, o futebol.
A Arménia tem 3,2 milhões de habitantes e tem grandes mestres de xadrez, já tendo derrotado jogadores de países como a Rússia, China e Estados Unidos.
A seleção nacional de xadrez da Arménia venceu a medalha de ouro das Olimpíadas Internacionais em 2006 e em 2008.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário