segunda-feira, 27 de junho de 2011

Crise Social Global

      A O.N.U. (Organização das Nações Unidas) acaba de divulgar um relatório no qual alerta para o facto do Mundo estar a enfrentar uma “crise social global”, provocada pelo desemprego generalizado, o elevado preço dos alimentos e combustíveis, bem como outros efeitos da recessão económica iniciada em 2008-2009.

      No mesmo relatório se afirma que as políticas de austeridade adotadas em vários países, não fazem mais do que ameaçar o emprego, colocando assim em risco o relançamento das economias, o que potencia um agravamento da crise social.
      O secretário-geral adjunto da ONU para o desenvolvimento económico, o malaio Jomo Kwame Sundaram afirmou que os governos mundiais não estão a conseguir ajudar as 200 milhões de pessoas desempregadas em 2010 e que têm dificuldade em obter alimentos devido ao elevado preço destes.
      Segundo Sundaram, a acentuada subida dos preços dos alimentos e dos combustíveis que precedeu a crise financeira mundial fez aumentar o número de pessoas com fome no mundo para mais de mil milhões em 2009, o mais alto de sempre.
      O relatório diz ainda que “Os governos devem reagir com prudência às pressões para a consolidação orçamental e para a adoção de políticas de austeridade se não querem correr o risco de interromper a recuperação da sua economia”.
      Uma das conclusões do relatório é que os governos devem poder aplicar, de maneira sistemática, políticas contra-cíclicas e, para tal, é “indispensável” rever “a natureza e os objetivos de base das condições” impostas pelas organizações internacionais para dar ajuda aos países em dificuldade, sendo “essencial que os governos tenham em conta as prováveis consequências sociais das suas políticas económicas” em áreas como a nutrição, a saúde e a educação.

Sem comentários:

Enviar um comentário