quinta-feira, 7 de julho de 2011

O Vírus Indestrutível

      Acaba de ser descoberta uma nova “botnet”, a “TDL-4”, que os analistas informáticos consideram ser indestrutível.
      Sabe-se que esta botnet já infetou mais de quatro milhões de computadores e, segundo vários analistas, entre os quais Sergey Golovanov, da empresa de segurança informática “Kaspersky Lab”, esta ameaça é «actualmente a ameaça mais sofisticada».
      Joe Stewart, diretor de pesquisa de “malware” da “Dell SecureWorks”, diz que esta «não será perfeitamente indestrutível mas praticamente indestrutível», acrescentando que «o trabalho foi muito bem feito».
      Os analistas baseiam esta convicção no facto da “TDL-4” ser difícil de detectar, eliminar e erradicar. Para os analistas esta “botnet” é assim tão complicada de erradicar por possuir uma combinação entre a encriptação usada e a utilização de uma rede pública de “peer-to-peer” para a transmissão das instruções para os servidores de controlo e comando do “malware”.
      Uma “botnet” é uma coleção de agentes de “software” ou “bots” que executam as suas funções de forma autónoma e automática.
      Por esta mesma altura no ano passado, o FBI prendia um jovem esloveno de 23 anos responsável por um “software” malicioso que, segundo uma estimativa, integrava 12 milhões de computadores em uma “botnet”. Atualmente estima-se que até um quarto de todos os computadores pessoais conetados à Internet façam parte de uma “botnet”.

Sem comentários:

Enviar um comentário