quarta-feira, 31 de agosto de 2011

I.F.A.

      Num dia como o de hoje (31 de agosto) do ano de 1968, em Carrara tinha início o congresso constitutivo da Internacional das Federações Anarquistas (IFA).
      Carrara é uma comuna italiana da região da Toscana, província de Massa-Carrara, com cerca de 65 mil habitantes.
      Este congresso correu num clima muito especial (após maio de 1968), por um lado estavam os velhos militantes garantes do ideal libertário e por outro os jovens de maio de 68, como Daniel Cohn-Bendit.
      O congresso terminaria a 5 de setembro depois de estabelecer as bases de uma organização internacional.
      O segundo congresso realizar-se-ia em Paris, em 1971, voltando em 1978 a Carrara.
      A I.F.A. declarava:
      «A negação da autoridade e de todo o tipo de poder é o princípio essencial e o signo distintivo do anarquismo e do movimento anarquista. Os outros princípios libertários resultam daquela negação da autoridade e do poder.»
      E ainda:
      «A I.F.A. proclama, para todos os anarquistas, a liberdade de escolher todos os meios de ação que não estejam em contradição com os princípios libertários e os objetivos perseguidos pelo movimento. Quer seja individualmente, minoritariamente ou em massa, violenta ou pacificamente, de forma reivindicativa ou revolucionária, legal ou clandestina; a ação anarquista deve refletir o alto valor moral dos princípios fundamentais do anarquismo.»
      Mais info em: http://i-f-a.org/

Sem comentários:

Enviar um comentário