sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Nobel da Medicina Morto

      Os prémios Nobel não são atribuídos a título póstumo, por decisão tomada em 1974, pelo que se tornou uma surpresa que um dos laureados com o Prémio Nobel de Medicina deste ano estivesse morto.
      A Universidade Rockefeller, de Nova Iorque, anunciou que Ralph Steinman, com 68 anos de idade, morreu na sexta-feira (30 de setembro). O Comité do prémio afirmou que desconhecia que Steinmam estivesse morto quando o escolheu, motivo pelo qual não se pode considerar prémio póstumo.
      Steinman faleceu devido a um cancro no pâncreas que, desde há quatro anos o afetava. Faleceu sem saber do prémio, uma vez que a Academia só o anunciou 3 dias depois.
      O Prémio Nobel deste ano foi concedido, para além de Steinman, ao francês Jules Hoffmann e ao norte-americano Bruce Beutler.
      O prémio deveu-se às descobertas seminais relacionadas com as respostas imunitárias do corpo, designadamente, pela descoberta das células dendríticas e o seu papel na imunidade adaptativa.
      De acordo com um comunicado da Universidade Rockefeller, onde Steinman trabalhava como imunologista e biólogo, a sua própria vida foi estendida até agora porque utilizou a imunoterapia que ele criou, baseada nas células dendríticas.

Sem comentários:

Enviar um comentário