quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Os Morangos

      A Universidade de Granada (Espanha) acaba de anunciar que uma equipa de investigadores confirmaram que os morangos têm um efeito protetor do estômago.
      Os cientistas forneceram etanol (álcool etílico) a cobaias de laboratório e comprovaram que a mucosa gástrica daquelas que previamente tinham comido extrato de morango sofria menos lesões. Os efeitos positivos dos morangos estão associados à capacidade antioxidante que ativam as próprias enzimas e defesas do organismo.
      As conclusões do trabalho mostram que uma dieta rica em morangos pode exercer um efeito benéfico na prevenção de doenças gástricas, de modo que esta fruta poderia atenuar a formação de úlceras gástricas em humanos.
      A gastrite ou inflamação da mucosa do estômago, além de se relacionar com o consumo de álcool, também pode ser gerada por infeções e pela ação de remédios anti-inflamatórios não-esteróides (como a aspirina). Nestes casos ingerir morangos durante ou depois da patologia poderá aliviar a lesão na mucosa gástrica.
      A equipa de investigadores é muito diversa e encontra-se dispersa por várias universidades: a Universidade Politécnica da Marche (UNIVPM), na Itália; as universidades espanholas de Barcelona, Granada e Salamanca e ainda a Universidade de Belgrado, na Sérvia.

Sem comentários:

Enviar um comentário