segunda-feira, 21 de novembro de 2011

O Fim das Pilhas Elétricas?

      E se as pilhas elétricas ou baterias recarregáveis deixassem de ser necessárias e existisse antes um dispositivo que absorvesse a energia radiada no ambiente?
      Ricardo Fernandes, um mestrando da Universidade de Aveiro (Portugal) foi recentemente premiado pelo centro Fraunhofer Portugal devido ao desenvolvimento de um dispositivo de comunicação que captura e armazena energia necessária à comunicação e gravação de dados.
      O protótipo apresentado no Fraunhofer Challenge 2011 pelo Ricardo é um dispositivo “relativamente pequeno, reconfigurável e capaz de receber e transmitir informação sem fios”. Em vez de uma bateria, “o protótipo inclui um sistema que lhe permite absorver a energia radiada por um emissor RF”. Este conceito de captar energia do meio ambiente só por si “já é muito interessante”, mas o trabalho serviu para demonstrar que, “de facto, pode ser implementado na prática, com bons resultados”, garante o investigador.
      Ricardo diz que o dispositivo pode ser usado para múltiplos fins, como, por exemplo, “colocar eletrónica sem bateria dentro de objetos (como uma mesa ou uma cadeira) durante o processo de fabrico, o que faria com que cada objeto pudesse ter a sua própria identificação eletrónica e fazer parte de uma rede local (sem fios) de objetos. Considerando essa rede local e outras semelhantes ligadas à internet, o resultado seria uma rede de objetos à escala global”.
      Nos próximos passos da investigação, Ricardo pretende “abordar a questão da existência de vários sistemas de recolha de energia diferentes no mesmo dispositivo” e da “localização de objetos em espaços interiores feita de forma totalmente passiva”.

Sem comentários:

Enviar um comentário