terça-feira, 20 de dezembro de 2011

ANuvem e o Buraco Negro

      Temos um buraco negro supermaciço mesmo no centro da Via Láctea que se prepara para engolir, durante os próximos anos, uma enorme nuvem de gás, conforme acaba de anunciar o Observatório Europeu do Sul (ESO).
      É a primeira vez que se observa a chegada deste tipo de nuvem perto de um buraco negro supermaciço. A ESO acrescenta ainda que a nuvem se aproxima a uma velocidade de oito milhões de quilómetros por hora, velocidade esta que tem aumentado, quase duplicando nos últimos anos. Atenção à velocidade: 8.000.000 Km/h, ou seja, 2350 Km/segundo.
      A progressão da nuvem é feita numa órbita muito alongada prevendo-se que durante o verão de 2013, a nuvem esteja a 40 mil milhões de quilómetros do horizonte dos acontecimentos do buraco negro, limite a partir do qual não se sabe o que acontece.
      O buraco negro, batizado “Sgr A” situa-se mesmo no coração da Via Láctea e apresenta uma massa quatro vezes superior à do Sol. A nuvem de gás ionizado que será engolida tem uma massa três vezes superior à da Terra.
      Quanto mais a nuvem, composta principalmente por hidrogénio e hélio, se aproxima do monstro, mais aumenta a velocidade, sob o efeito da enorme atração gravitacional do buraco negro. As margens da nuvem já apresentam sinais de decomposição.
      A temperatura da nuvem ronda agora os 280 graus centígrados mas deverá subir para vários milhões de graus quando estiver mais próxima do buraco negro e antes de ser engolida.
      Estes dois próximos anos anunciam-se apaixonantes. Deverão fornecer informações preciosas sobre o movimento da matéria em torno destes espantosos objectos maciços.
      Este buraco negro está situado a 27.000 anos-luz (um ano luz tem 9.460 mil milhões de quilómetros) da Terra e é o mais próximo da Terra.

Sem comentários:

Enviar um comentário