terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Metais Preciosos

      Cientistas britânicos acabam de comunicar que os metais preciosos, incluindo o ouro e a platina, vieram do espaço há milhares de milhões de anos.
      Os investigadores, da Universidade de Bristol, chegaram à conclusão após analisar amostras de algumas das pedras mais antigas do mundo, na Groenlândia. Segundo eles, os isótopos encontrados nessas formações – átomos que identificam a origem e idade dos materiais – são claramente diferentes daqueles que se originaram na Terra.
      Esta verificação vem confirmar a teoria de que os metais preciosos que usamos hoje chegaram ao planeta numa violenta chuva de meteoros quando a Terra tinha apenas 200 milhões de anos.
      «O nosso trabalho mostra que a maior parte dos metais preciosos nos quais se baseiam as nossas economias e muitos processos industriais foram adicionados ao nosso planeta por coincidência, quando a Terra foi atingida por cerca de 20 mil milhões de toneladas de material espacial», diz Mathias Willbold, que liderou a pesquisa da Universidade de Bristol.
      Durante a formação da Terra, o planeta era uma massa de minerais derretidos, que era constantemente atingida por grandes corpos cósmicos. O centro da Terra foi criado a partir de metais em estado líquido que afundaram.
      De acordo com os cientistas, a quantidade de ouro e outros metais preciosos presente no coração do planeta seria suficiente para cobrir toda a superfície da Terra com uma camada de quatro metros de profundidade.
      A concentração de todo o ouro e outros metais no centro do planeta deveria ter deixado as camadas externas da Terra praticamente livres da presença desses materiais, por isso a origem do ouro que exploramos na superfície e no manto terrestre (a camada imediatamente abaixo da crosta terrestre) já havia sido motivo de especulações no mundo científico.
      O estudo foi publicado na revista científica “Nature”.

Sem comentários:

Enviar um comentário