sábado, 3 de dezembro de 2011

Novo Motor de Busca Alternativo

      Acaba de ser lançado um novo motor de busca, realizado por cerca trinta programadores defensores de “software” livre, que pretende ser uma alternativa aos gigantes “Google”, “Yahoo” ou “Bing”.
      Este novo motor de busca chama-se “YaCy” e está baseado num sistema de “peer-to-peer”.
      O objetivo, segundo os autores do projecto, é fazer com que não seja apenas uma única entidade a decidir como os resultados das pesquisas são listados, conforme acontece com os motores de busca tradicionais, pretendendo-se antes uma rede de pontos independentes.
      O responsável pelo “YaCy”, Michael Christen, considera que «para uma função tão essencial [como pesquisar na Internet], não podemos confiar em poucas empresas grandes e comprometer a nossa privacidade durante o processo».
      O “YaCy” recebeu o apoio da “Free Software Foundation Europe”, com o seu presidente, Karsten Gerloff, a defender como ponto negativo dos grandes motores de busca precisamente a privacidade, uma vez que as nossas buscas denunciam os nossos interesses, o que as empresas registam. Os termos das pesquisas dizem aos outros muito sobre o que queremos, sendo a «publicidade direcionada apenas a utilização mais benigna da utilização desses dados».
      Por enquanto o “YaCy” conta com um número baixo de utilizadores, mas os responsáveis pela iniciativa esperam conseguir manter o projeto, afinal semelhante a outros que se assumem como alternativas a serviços mais populares, como a rede social “Diaspora” que pretende ser alternativa “Facebook”.
      Este grupo de iniciativas informativas diárias «Info-Dia/SabeMais/Anarquinfo» está presente nas redes Facebook e Diaspora.
      Mais info sobre “YaCy” em: http://yacy.net/en/
      Mais info sobre “Diaspora” em: https://diasp.eu/ [info-dia sms]

Sem comentários:

Enviar um comentário