quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Deportada por Engano

      Uma jovem menor de idade, com 14 anos, norteamericana, foi deportada por engano para a Colômbia pelos serviços de imigração norteamericanos.
      Jakadrien Turner estava desaparecida há mais de um ano, realizando-se buscas desde então na sua cidade natal de Dallas (Texas, EUA). A jovem acaba de ser encontrada, através das redes sociais, mas na Colômbia.
      A adolescente fugiu de sua casa perturbada pelo divórcio dos pais e a morte do avô. Foi até Houston (outra cidade do Texas, EUA), onde terá cometido um furto. Detida pela polícia, Jakadrien deu um nome falso. Por coincidência, o nome falso que deu correspondia a uma imigrante ilegal de nacionalidade colombiana sobre a qual recaía um mandado internacional de captura. Os serviços de imigração entraram de imediato em cena e decretaram a deportação imediata da suspeita.
      Sem falar uma palavra de espanhol, Jakadrien foi transportada para um país onde nunca tinha estado. Na Colômbia, a menina do Texas foi colocada numa prisão. Sem que as autoridades locais apurassem qualquer dado relevante, Jakadrien seria posteriormente libertada e encontraria emprego a fazer limpezas numa casa de uma família rica.
      Hoje com 15 anos de idade, encontrada com a intervenção das redes sociais, já contactou a sua avó nos E.U.A. a quem disse estar “muito cansada”.
      A jovem menor volta agora a enfrentar a justiça, novamente como imigrante ilegal, mas desta vez na Colômbia, pois neste país é, de facto, imigrante ilegal, motivo pelo qual se encontra novamente detida, enquanto as autoridades de Bogotá e Washington tentam apurar todos os contornos do caso. Já nos Estados Unidos, chovem críticas contra a leviandade dos serviços de imigração.

Sem comentários:

Enviar um comentário