segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

E Agora os Óscares Portugueses

      Acaba de ser constituída em Portugal uma imitação norteamericana denominada Academia Portuguesa de Cinema com a pretensão, tal como a norteamericana, de atribuir prémios de cinema anuais que não se chamarão óscares mas sim sofias.
      Sofias… Sofias?
      Sim, sofia, mas escrito com mais pinta que até parece inglês: "Sophia".
      Não, não é para parecer inglês, é para ser igual ao nome da grande poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen.
      Esta academia acabou também de aprovar o regulamento dos galardões e, de acordo com o produtor Paulo Trancoso, seu presidente, os prémios anuais distinguirão o cinema português em vinte categorias, como Melhor Filme, Realizador, Ator e Atriz, Banda Sonora, Fotografia, Argumento Original e Adaptado, Curta-Metragem, Documentário e Filme Estrangeiro.
      Estes prémios Sophia, para além da imitação norteamericana, emitam também os prémios existentes noutros países, como em França, os Césares, em Espanha os Goya ou no Reino Unido os Bafta.
      A primeira edição dos prémios Sophia decorrerá em 2012, possivelmente em abril ou em junho, dependendo do acordo que for alcançado com uma das estações de televisão para a transmissão da cerimónia. Os nomeados serão conhecidos no primeiro trimestre de 2012.
      A Academia Portuguesa de Cinema também é conhecida por Associação Portuguesa das Artes e Ciências Cinematográficas. Para além do presidente Paulo Trancoso foi eleita a atriz e deputada Inês de Medeiros e o realizador e produtor Fernando Vendrell, como presidentes da Assembleia Geral e do Conselho Fiscal, respetivamente.
       Mais info em: http://academiadecinema.com

Sem comentários:

Enviar um comentário