terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A Velocidade de Vénus

      A velocidade de rotação do planeta Vénus é inferior do que aquela que a comunidade científica tinha calculado até ao momento, conforme acaba de ser anunciado pela Agência Espacial Europeia (ESA), que comparou as suas últimas medições com as realizadas no início da década de 1990.
      Os resultados foram obtidos pela sonda Vénus Express, que entrou na órbita do planeta em Abril de 2006 para estudar em pormenor o planeta e a sua atmosfera mediante o seu “Espectrómetro de Imagem Infravermelha e Visível”, comprovando-se então que havia aspetos da superfície que não apareciam onde eram esperados.
      Os cientistas haviam estabelecido, com os dados anteriormente existentes, que uma rotação completa de Vénus equivalia a 243 dias da Terra, mas as observações da superfície facilitadas pela Vénus Express só poderiam coincidir com a primeira se os seus dias fossem 6,5 minutos superiores ao calculado.
      Recentes modelos atmosféricos mostraram que o planeta poderia ter diminuído os seus ciclos climáticos durante as últimas décadas, o que também poderia ter feito variar os períodos de rotação, mas nenhuma das razões com que a comunidade científica trabalha é definitiva.
      A importância de se conhecer com precisão a rotação do planeta prende-se com a necessidade de programar com exatidão futuras missões, selecionando lugares precisos de aterragem. O conhecimento do tamanho dos dias é importante, por exemplo, no nosso planeta, sabemos que a variação pode chegar a cerca de um milissegundo ao ano e que é afetada pelos ventos e marés nesse período.

Sem comentários:

Enviar um comentário