sexta-feira, 2 de março de 2012

Aspirador de Lixo Espacial

      O espaço está a precisar de uma limpeza geral e profunda, tal como uma casa, e o espaço está mesmo necessitado já que há muitos anos que a intensa exploração espacial deixa lixo na órbita terrestre.
      O Centro Espacial Suíço na Escola Politécnica Federal de Lausanne encontra-se a desenvolver satélites cuja função vai ser recolher e eliminar fragmentos de naves, satélites e afins que estão presos na órbita do nosso planeta e são considerados lixo espacial.
      “CleanSpace One” é o nome do satélite cuja missão vai ser limpar o lixo espacial que orbita o nosso planeta. Este elemento de limpeza faz muita falta no espaço para limpar cerca de 16 mil objetos com um diâmetro superior a 10 centímetros e centenas de milhões de partículas mais pequenas.
      O plano é lançar um satélite que faça o papel de aspirador e que sugue os fragmentos orbitais de lixo. Estão a ser considerados dois modelos, um que recolhe o lixo e vem para Terra, queimando os detritos na atmosfera, e outro que incendeia os detritos no espaço e continua depois, em orbita, a operação de limpeza.
      Depois de produzidos, os sistemas de limpeza deverão ser vendidos às agências espaciais que os colocarão em uso. Nos próximos três anos deverá ser colocado em órbita o primeiro satélite de limpeza.

Sem comentários:

Enviar um comentário