segunda-feira, 16 de abril de 2012

Jornal Manuscrito

      As formas mais antigas de jornais foram escritas à mão mas hoje ainda há um jornal escrito à mão, provavelmente o último do Mundo. Chama-se “The Musalman” e é escrito na língua Urdu desde 1927, por Chenab Syed Asmadullah Sahi, e, desde então, tem sido publicado diariamente na cidade de Chennai, na Índia. 
      Atualmente, o jornal é dirigido por Syed Arifullah, neto de Syed Asmadullah, o fundador, com a participação de mais seis calígrafos habilidosos que trabalham neste jornal de quatro páginas diárias. 
      O jornal tem uma tiragem de aproximadamente 23.000 exemplares, e cobre um amplo espetro de notícias, incluindo política, cultura e desporto. 
      O jornal tem um custo de 75 Paise, aproximadamente 1 cêntimo de Euro. 
      Diz o diretor: «A composição na língua Urdu era muito difícil; além disso, a sua aparência era feia se comparada ao trabalho manuscrito. Assim, os Urdus retomaram a litografia, enquanto outras línguas adotaram a composição gráfica. Com o advento do computador, a escrita Urdu recebeu um grande impulso. Permitiu a caligrafia sem os problemas de litografia. No entanto, um livro ou jornal, escrito por um Katib, bem e corretamente litografado, é muito agradável e bonito, enquanto que o Urdu escrito no computador não é tão agradável.»

Sem comentários:

Enviar um comentário