sábado, 28 de abril de 2012

O Fim da Calvície?

      Quando alguém é atingido pela calvície, a possibilidade do cabelo voltar a crescer de forma natural é, praticamente, impossível. Mas com a ajuda da bioengenharia, o “milagre” pelo qual muita gente espera pode estar para breve. 
      Uma equipa de investigadores japoneses desenvolveu uma nova técnica com células estaminais capaz de regenerar totalmente o pelo. Em ratos adultos sem pelos nem bigodes, os cientistas implantaram germes de folículo piloso e conseguiram que os pelos crescessem sãos e fortes. O trabalho está publicado na «Nature Communications». 
      Depois de experimentar em ratos de laboratório, os investigadores estão agora a preparar-se para realizar ensaios clínicos em seres humanos, a ocorrer em cerca de três anos para encontrar uma cura para a alopecia e problemas capilares semelhantes. 
      Dirigidos por Takashi Tsuji, professor na Universidade da Ciência, em Tóquio, os investigadores reconstruíram o pelo com células de pele e células estaminais de vibrissa, mais conhecida como “bigode”. 
      Os folículos criados através da bioengenharia desenvolveram as estruturas corretas e as ligações adequadas com os tecidos circundantes; a pele, os músculos e os nervos. 
      Não foi detetada qualquer diferença entre estes pelos e os naturais. O estudo, acreditam os cientistas, é um avanço no desenvolvimento da próxima geração das terapias regenerativas para substituição de órgãos danificados por doenças, lesões ou envelhecimento. 
      Mais info e artigo completo em:
http://www.nature.com/ncomms/journal/v3/n4/full/ncomms1784.html

Sem comentários:

Enviar um comentário