quarta-feira, 25 de abril de 2012

A Revolução Pendente

      A última revolução ocorrida em Portugal, foi a Revolução do 25 de abril de 1974, também conhecida como a Revolução dos Cravos, sendo uma original e calma revolução levada a cabo por um grupo de militares que, num só dia, sem resistência de relevo, derrubaram 50 anos de ditadura, trazendo a liberdade para o povo português e para os povos dos países africanos e asiáticos que na altura eram colónias portuguesas. 
      O 25 de abril é também chamado de Dia da Liberdade, por ter libertado o povo do peso do regime autoritário fascista. 
      A revolução tem início com a passagem de duas canções em duas emissoras de rádio, canções essas que constituíam o sinal para o início das operações. 
      Rapidamente os militares revoltosos obtiveram a adesão do povo que espontaneamente saiu à rua apoiando o golpe de estado e comemorando até a libertação, antes mesmo dela estar concluída, chegando mesmo a estorvar os militares que pontualmente tiveram que pedir à população entusiasta que se afastasse para os deixar concluir a revolução. 
      Apesar das várias versões para a origem dos cravos na revolução, certo é que, espontaneamente, surgiram cravos na população e nos militares, que os colocaram nos canos das espingardas e nas lapelas dos casacos, assim colorindo de vermelho a revolução sem sangue. 
      Este momento de viragem em Portugal pretendia levar ao Povo o poder de decidir sobre a sua vida e bem-estar. Hoje verificamos que tal pretensão ainda não se mostra alcançada, bem pelo contrário, o povo continua a sofrer as decisões especulativas de alguns. 
      Comemoremos pois e tão-só o fim daquela ditadura de então mas não a liberdade e o poder do Povo, pois isto ainda não foi alcançado e urge alcançar. 
      Hoje é urgente completar a revolução que, naquele abril se iniciou e se encontra pendente de conclusão. 
      Recordemos o momento não como algo finito e arrumado nos compêndios de História, mas como um momento inicial que carece de rápida conclusão. 
      A Revolução de abril de 1974 ainda não está concluída. O Povo português ainda sofre e, porventura, ainda sofre mais do que sofria com Salazar, assim o dizem muitos por aí. 
      Vê o vídeo de reportagem televisiva da revolução em direto nas ruas de Lisboa. O cerco ao Quartel do Carmo. 
 
      O vídeo abaixo tem a canção hino da Revolução, a Grândola Vila Morena, de Zeca Afonso.
 
      O vídeo abaixo tem o próprio Zeca Afonso cantando “A Morte Saiu à Rua”.
 
      O vídeo abaixo tem o próprio Zeca Afonso cantando “Os Vampiros”.
 
      No vídeo abaixo Zeca Afonso canta “Venham mais Cinco”.
 
      No vídeo abaixo visualizamos curtas entrevistas a Zeca Afonso, Maria de Medeiros, galegos diversos, Otelo Saraiva de Carvalho e, por fim, Vitorino que canta a canção do Zeca: “Traz Outro Amigo Também”, canção que esteve para ser a escolhida como sinal de arranque das tropas em vez da “Grândola” 

Sem comentários:

Enviar um comentário