segunda-feira, 4 de junho de 2012

Ator Enforca-se em Cena

       Este fim de semana, o ator português Eduardo Faria representava um monólogo no auditório municipal da cidade portuguesa da Póvoa de Varzim, quando, de repente, interrompeu o texto, fez um discurso sobre os cortes nos subsídios às atividades culturais, pôs uma corda ao pescoço e lançou-se para o vazio.  
      Os bombeiros vieram imediatamente, levaram o corpo para uma ambulância e foram embora.  
      Os cerca de 100 espetadores que assistiam à peça (“Julgamento de um sonho”) ficaram em choque e sem saber o que fazer, com exceção de dois espetadores que ainda subiram ao palco tentando evitar a “morte” do ator.  
      Mais tarde veio outro ator, residente na companhia, explicar que tudo tinha sido uma simulação, que estava tudo combinado com os bombeiros mas que a sua companhia suspendia de facto o protocolo que tinha com o município, devido a uma dívida de 20 mil Euros para com a companhia teatral, dizendo que «A ação não foi contra ninguém, mas sim a favor do fim da letargia em que vivemos. Se matarmos a cultura, matamos a nossa alma". O ator afirmou ainda não receber ordenado há sete meses.  
      O vereador do Município da Póvoa de Varzim assumiu a dívida de 20 mil euros que garante será paga, no entanto, afirma não poder, de momento, fazê-lo. Acrescentou que «Trabalhamos com a companhia há 14 anos e pagamos 40 mil euros por ano por uma peça no primeiro sábado de todos os meses, mas só agora conseguiram ser notícia.»  
      Mais info no blogue da Companhia de Teatro “Varazim”, em: http://blogs.varazimteatro.org/
 

Sem comentários:

Enviar um comentário