terça-feira, 19 de junho de 2012

Jovens Cientistas Premiados

      A “Intel International Science and Engineering Fair” (A Feira Internacional de Ciência e Engenharia da Intel), é um programa de prémios dirigido, em cada ano, a cerca de 7 milhões de estudantes por todo o Mundo que tenham desenvolvido um projeto original. A final são selecionados para esta feira os melhores 1500 projetos.  
      Este ano foram três os estudantes premiados a final:  
      Nicholas Schiefer, de 17 anos de idade, do Canadá, venceu na categoria de ciências da computação, por ter criado um algoritmo de buscas (micro-buscas) que, no futuro, pode ser mais preciso que o Google ou agregar ao motor de busca um sistema de pesquisas mais aprimorado. Nicholas explicou que os mecanismos atuais utilizados na Internet, em páginas como o Facebook ou o Twitter, exibem resultados limitados a palavras-chave que, muitas vezes, não estão associadas ao que os utilizadores realmente querem encontrar.  
      Jack Andraka, de 15 anos de idade, norteamericano, foi premiado por ter premiado por ter desenvolvido um novo método para detetar o cancro no pâncreas, com um sistema similar às tiras de teste já usadas pelos diabéticos que permite de uma forma simples e rápida obter um resultado. Este novo teste resultou ser 90% mais eficaz do que os existentes, 28 vezes mais rápido, 28 vezes mais barato e 100 vezes mais sensível ao nível dos resultados.  
      Ari Dyckovsky, de 18 anos, norteamericano, pela sua investigação científica relacionada com o teletransporte quântico. Ari descobriu que os átomos podem ser teletransportados, através de um processo que denominado “entanglement” e que tal ocorre sem transporte, isto é, a informação de um átomo aparece num outro, enquanto é destruída no primeiro. Com este método as organizações que pretendam um alto grau de segurança, podem enviar mensagens de longa distância sem risco de inteceção, uma vez que a informação não viaja para a nova localização mas simplesmente aparece lá.  
      Na fotografia abaixo estão, da esquerda para a direita: Ari, Jack e Nicholas.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário