sexta-feira, 15 de junho de 2012

Tudo Pode Ser Teclado

       E se qualquer objeto se pudesse transformar num teclado de computador?  
      Dois estudantes do Massachusetts Institute of Technology (MIT) desenvolveram um “kit” muito simples que denominaram “Makey Makey” que permite transformar quase tudo em teclado, desde bananas, objetos diversos, animais e até os próprios seres humanos.  
      Jay Silver e Eric Rosenbaum, de 32 anos, procuravam uma forma de transformar objectos do quotidiano em “touchpads”, isto é, fazer dos objetos superfícies sensíveis ao toque e capazes de comunicar com equipamentos eletrónicos.  
      O “kit” é muito simples e consiste numa placa com um circuito para ligar clipes e um cabo de ligação USB. A placa está preparada para substituir um teclado de computador. Não é necessário mais nada, nem sequer instalar qualquer aplicação.  
      Rosenbaum disse que a ideia por trás do “kit” é que as pessoas possam «ver o mundo ao seu redor como um “kit” de construção». Relativamente à segurança, Rosenbaum afirmou que a quantidade de corrente usada no equipamento era muito pequena e não detetável quando o kit estava ligado ao corpo humano ou a animais. Ainda assim, incorporaram fusíveis na placa e na entrada USB para maior segurança.  
      Silver disse que as possibilidades eram ilimitadas, desde a ligação com brócolos para operar o Skype até à criação de um piso de música interativa, até ao próprio gato do estudante que se tornou parte da experiência. 
      Silver anunciou ainda que dezenas de pessoas tinham já entrado em contacto com eles, querendo personalizar o equipamento para pessoas que não podem usar um teclado convencional. «Um pai está atualmente a transformar-se num interface de computador para o seu filho que sofre de paralisia cerebral. Chamamos a isso de Hackcess».  
      Cerca de 150 versões beta do “kit” foram disponibilizadas para serem testados por diversos utilizadores. 

Sem comentários:

Enviar um comentário