quarta-feira, 25 de julho de 2012

O Rápido Degelo da Gronelândia

      O maior degelo da Gronelândia (Dinamarca) de que há registo acaba de acontecer e foi verificado por satélite.  
      A calote de gelo da Gronelândia derreteu quase por completo em apenas quatro dias. As imagens de satélite mostram que, entre 8 e 12 de julho, desapareceu 97% do gelo que cobria a superfície do território.  
      Os cientistas da NASA (EUA) julgaram inicialmente existir algum erro, confrontados com o degelo mais vasto de que há registo nos 30 anos de observações de satélite da ilha, mas depois confirmaram os dados.  
      Durante o Verão é habitual derreter cerca de metade do gelo da Gronelândia, mas a situação detetada agora é considerada bastante invulgar.  
      Os cientistas alertam para as previsíveis consequências à escala planetária, desde logo no aumento do nível da água do mar, que costuma ser de três milímetros por ano. Lora Koenig, especialista em glaciares no centro Goddard da NASA, diz que os degelos assim rápidos acontecem todos os 150 anos e avisa que o deste ano pode ter vastas implicações. Já o climatólogo Thomas Mote, da Universidade da Geórgia, admite que este degelo extremo pode dever-se a uma cúpula de calor que cobriu a Gronelândia entre 8 e 16 de julho ou a uma vaga de ar quente particularmente forte. 

Sem comentários:

Enviar um comentário